quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Uma obra de arte ambulante.





Há alguns anos atrás, eu vi acidentalmente, o filme Memórias de uma Gueixa. (Acidentalmente, porque estava mudando de canal e parou no telecine e começei a ver ).
Eu não tinha um senso crítico muito apurado, então, não percebi a imensa beleza do filme. Agora quando vi, até consegui chorar. Ok ok, talvez eu esteja ficando um tanto sentimental demais, mas enfim, quando crescemos olhamos as coisas com outros olhos. Ontem, passou na Fox, e eu vi novamente. É uma história muito bonita, com ótimas músicas, figurino, atuações, cenário, tudo. Um ótimo filme.

História: O filme começa nos anos que antecedem à Segunda Guerra Mundial, quando uma criança japonesa chamada Chiyo é vendida pelo seu pai, pescador de uma vila de pescadores, para uma casa de gueixas. Ela ficaria destinada durante os primeiros anos às tarefas domésticas, conforme ditava a tradição. Cresce na dúvida e na esperança de encontrar a família, sem compreender o sentido da vida que agora levava, até que, por obra do destino, conhece acidentalmente um dos homens mais poderosos do Japão, por quem se apaixona imediatamente e, para lhe conseguir chegar, reconsidera o rumo da sua vida para se tornar uma gueixa de sucesso. Chiyo, que passaria a ser conhecida por Sayuri — o seu nome de gueixa — recebe a sua formação de uma das mais conceituadas gueixas do Japão, Mameha, rival de uma outra que vive na sua casa (okyia) e que, desde a sua chegada, lhe tem dificultado a vida.

A propósito, as atrizes são as mais conhecidas do cinema americano que produzem filmes orientais.
No meu ponto de vista a unica coisa indigna do filme foi que escolheram atrizes chinesas pra fazer algo que é do Japão. Mas tudo bem, fisicamente é difícil reconhecer a nacionalidade de um oriental.
Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=DHzVds_tIMY

Uma pequena observação : Ao contrário do que muita gente acha, pensa e julga, Gueixas não são prostituas. Elas não vendem seu corpo, vendem suas habilidades. Podem chegar a flertar, mas seus clientes sabem que não irá passar disso, e esse é o fato que muitos homens se encantam com a cultura de uma gueixa. Elas são uma obra de arte ambulante. Dançam, cantam, conversam, encantam.


Estas não são simples memórias. Não são memórias de uma Rainha ou de uma Embaixatriz, são memórias de um outro ser!




ㅤTurn the lights off! ~

Um comentário: